segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Firefighters Brasil conta um pouco da..."HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS"


A história da formação dos Corpos de Bombeiros, começa no século XVI, com a formação do Rio de Janeiro. Nesta época, até o meio do século XIX, quando ocorria um incêndio, quem corria para apagar os incêndios eram os voluntários, aguadeiros e milicianos que, na maior parte das vezes, perdiam a batalha devido as construções serem feitas de madeira. Quando os incêndios aconteciam a noite, acabavam por vitimizar ainda mais pessoas, devido a precária iluminação para se evacuar os locais.
Quando acontecia um incêndio, este, geralmente era informado pelos sinos das igrejas, com isso os homens corriam para os aguadeiros, e a população fazia aquela fila quilométrica, que ia passando baldes de mão em mão, do chafariz até o incêndio.
Foi então, que lá pelo ano de 1763, no Rio de Janeiro, foi criada uma repartição para extinguir incêndios. Os homens dessas repartições vinham da Marinha, a única corporação que tinha mão de obra qualificada para isso, já que haviam altos índices de incêndios nos navios, naquela época, feitos de madeira.
No ano de 1856, o Inspetor do Arsenal de Marinha expôs os benefícios de existir um grupo dedicado somente ao combate a incêndios. Os fatos apresentados fizeram com que o Ministério da Justiça a elaboração do Decreto Imperial nº 1.775, assinado por Dom Pedro II e promulgada a 02 de julho de 1856, data em que é comemorado o Dia do Bombeiro e semana de prevenção a incêndios.
Em 1856 foi fornecida à instituição a primeira bomba de incêndio a vapor e, em 1880 o grupo passou a ter organização militar, em 1913 a tração animal das viaturas, adotada em 1870, foi substituída pela mecânica. A constituição brasileira de 1988 reza, em seu Art. 144, parágrafos 5° e 6° "(...) aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil. As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios."



Nenhum comentário:

Postar um comentário